Inveja e auto piedade são sentimentos que, em algumas ocasiões, podem estar tão misturados que se torna uma tarefa árdua reconhecê-los separadamente.
Aquele que não consegue enxergar as próprias capacidades, qualidades e virtudes pode voltar seu olhar para aquilo que é de pertencimento do outro e, a partir daí, vir a ter uma sensação de impotência e inferioridade.
Trata-se de uma visão deturpada que, ao longo do tempo, pode fazer com que a pessoa fique estagnada na vida e comece a sentir dó de si mesmo.
Na tentativa de amenizar sua dor diante da sua suposta incapacidade, e tomada pela inveja, talvez ela tente invalidar ou prejudicar as realizações e feitos daquele que se tornou seu alvo.
Presa na auto piedade, ela não encontra energia suficiente para planejar, agir e realizar, e dar início a um novo ciclo, do qual não consegue sair.
É um processo doloroso e destrutivo pois o papel de vítima da situação não permite que a pessoa perceba o grau de responsabilidade sobre suas próprias escolhas.
Essa percepção é de grande importância para que se tenha a possibilidade de interromper esse ciclo vicioso.
A psicanálise pode trazer um grande auxílio nessa direção, ao possibilitar que emoções e sentimentos sejam percebidos com mais clareza.
A partir do exercício da sua própria vontade, escolhas conscientes podem ser feitas, pautadas na percepção de potenciais, até então ignorados.
Buscar saúde e equilíbrio mental é um dos caminhos para melhoria na qualidade de vida.
Por I.Solange
Psicanalista
Comments