top of page

O Complexo de Edipo em todos nós


O conceito de complexo de Édipo se usa para fazer referência a uma fase normal e fundamental no desenvolvimento psicológico de um menino com base no forte apego à sua figura materna. Foi criado pelo padre da psicanálise Sigmund Freud, que usou um mito grego para explicá-lo. Resumidamente, definimos este fenômeno como o afeto e vínculo profundos com a mãe combinados com um sentimento de rivalidade com o pai.


De acordo com a mitologia grega, o Rei Laio foi avisado por um oráculo que, quando fosse adulto, o seu filho o mataria. Por esse motivo, quando o menino nasceu, o pai decidiu atar os seus pés e abandoná-lo em um montanha para morrer, algo que não aconteceu por algum motivo desconhecido. Algum tempo depois, Édipo - o filho do rei . regressou a Tebas e cumpriu a profecia, matando o seu pai e ocupando o posto dele, casando com a própria mãe sem saber.


De acordo com esta etapa do desenvolvimento da personalidade dos meninos, eles começam a desenvolver um amor e ternura peculiares pela mãe e a ver o pai como um rival por ele estar ocupando o lugar desejado.


Isso ocorre entre os 3 e os 7 anos, provocando que o menino sinta rejeição em relação ao pai do mesmo sexo (o que é perfeitamente normal nessa fase) e se supera quando a criança consegue se identificar com o pai, eliminado esse desejo pela mãe.


No entanto, existem pessoas que não são capazes de superar esta etapa do desenvolvimento e chegam aos 30 ou mais anos estancados nessa fase da sua vida. Nesse momento, o complexo ou síndrome de Édipo torna-se patológico e requer tratamento.


O complexo de Édipo negativo

No entanto, existem pessoas que não são capazes de superar esta etapa do desenvolvimento e chegam aos 30 ou mais anos estancados nessa fase da sua vida. Nesse momento, o complexo ou síndrome de Édipo torna-se patológico e requer tratamento.


Complexo na menina Electra

Assim como no complexo de Édipo, também existem casos de "complexo de Édipo feminino" mal resolvido.

É interessante comentar que existe uma variante do complexo de Édipo em mulheres: o complexo de Electra. Este último foi elaborado por Carl Gustav Jung e também tem como base a mitologia clássica.


É definido da seguinte forma:

As mulheres adultas com complexo de electra se caracterizam por desenvolver um vínculo afetivo forte com o seu pai, semelhante à atração romântica. Essas mulheres possuem fortes conflitos com as próprias mães, uma vez que as veem como suas rivais.





14 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page